sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Comunidade São João – Uma Igreja com História

Sim, coisas grandiosas fez o SENHOR por nós, por isso estamos alegres” (Salmo 126. 3). O ano de 2008 é também especial para a comunidade São João, pois é quando comemoramos 120 anos de história. Uma história que, sem dúvida, começa muito antes de 1888. No entanto, foi no dia 20 de outubro do mesmo ano em que a princesa Isabel assinou a lei áurea que foi fundada a "Comunidade Evangélica Alemã" em Pelotas. Centenas de homens e mulheres participaram da vida comunitária dessa igreja nesses anos todos. Nosso desafio continua sendo a busca por uma vida fundamentada nos princípios cristãos e no testemunho do amor de Deus nesta cidade.

O propósito de Deus compreendido para a Igreja São João está traduzido em nossa declaração de missão: Servir às pessoas, compartilhando a graça e amor de Jesus Cristo, para crescerem no relacionamento com Deus e com o próximo.

Com base nos textos de Mateus 22. 34 – 40 e Mateus 28. 18 – 20 compreendemos que Deus tem propósitos grandiosos para a vida humana. Nosso chamado cristão está fundamentado no duplo mandamento do amor e na grande comissão. Assim, a comunidade tem definido cinco grandes propósitos que orientam suas atividades e atuação missionária na cidade de Pelotas:

1. "Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" (Mateus 22. 37). Adoração. Toda a nossa vida é compreendida e vivida a partir de Cristo, em Cristo e por Cristo. Somente a Ele pertencem toda a glória!

2. "Ame o seu próximo como a si mesmo" (Mateus 22. 39). Serviço. O amor de Cristo nos capacita a compreendermos e amarmos a nós mesmos nos libertando para amar e servir também ao nosso semelhante.

3. "Vão e façam discípulos de todas as nações" (Mateus 28. 19). Evangelização. Uma vez compreendido o amor de Deus, Cristo nos envia a vivermos uma vida de testemunho e evangelização.

4. "Batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28. 19). Comunhão. Toda pessoa que compreende o amor e a graça de Deus é introduzida na vida comunitária da Igreja. Ninguém precisa viver uma vida solitária.

5. "Ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei" (28. 20). Discipulado. Na igreja todos têm o privilégio de crescer na caminhada cristã assumindo responsabilidades enquanto discípulo de Jesus Cristo. O desenvolvimento humano faz parte do propósito de Deus a humanidade

A partir da compreensão de que, pela sua misericordiosa graça e amor, Deus tem propósitos para a vida humana, queremos ser instrumentos para ajudar as pessoas a encontrarem o sentido da vida. Nossa missão é ajudar as pessoas a conhecerem a Deus, conviverem em harmonia, crescerem como pessoas, servirem o próximo e engajarem-se também nessa missão.

Nenhum comentário: