terça-feira, 7 de outubro de 2008

Comunidade São João – 120 Anos

Celebração. Esta é a palavra que descreve o espírito dos membros da Comunidade São João neste ano de 2008. São 120 anos testemunhando do grande amor e fidelidade de Deus. A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São João foi fundada em 20 de outubro de 1888 como "Comunidade Evangélica Alemã" e teve como seu primeiro pastor o Sr. Edward Wilhelmy, um homem piedoso sem formação teológica, que se dedicava com fé à realização dos ofícios religiosos.

Wilhelmy era professor e realizou diversas conferencias explicando o verdadeiro sentido da fé evangélica, pois a maioria dos habitantes da época achavam que protestantes não eram cristãos. A partir deste trabalho ele foi nomeado pastor efetivo da Comunidade na data de sua fundação. Wilhelmy atuou durante 10 anos em Pelotas e Rio Grande. Em 1897 mudou-se para Canguçu onde fundou uma nova escola e novamente uma comunidade cristã. Enquanto isso continuava atendendo a comunidade em Pelotas.

Em 1926, numa assembléia geral da comunidade, veio à tona o plano da edificação do templo. A diretoria foi autorizada a encaminhar o início da obra. No dia 28 de maio de 1927, foi nomeada uma comissão de construção e em 21 de agosto do mesmo ano foi possível lançar a pedra fundamental.

No dia 25 de março de 1928 foi inaugurada a igreja. Sob os sons do hino "Castelo Forte é nosso Deus" a comunidade adentrou o templo. Após a inauguração, realizou-se o primeiro casamento: sr. Martin Herff e Lydia Méier foram abençoados pelo pastor K. Jebens. Estavam presentes nos festejos os senhores Augusto Simões Lopes (prefeito) e o Coronel Pedro L. da Rocha Osório, representando as autoridades. No início de 1929 também foi inaugurada a casa paroquial.

Em comemoração aos seus 120 anos de história a Comunidade está preparando uma programação especial para marcar a data. Todos são convidados a participar! Na quinta-feira, dia 16 de outubro às 20 horas, acontecerá no salão da Comunidade um concerto de música sacra do Coral da Sociedade Pelotense Música pela Música. Você pode adquirir seu ingresso trocando-o por 3 quilos de alimento não perecível na secretaria da comunidade. Os alimentos arrecadados serão destinados à ABEM – Associação Beneficente Maranata, entidade social mantida pela Igreja São João. Da sexta-feira, dia 17 de outubro ate o domingo dia 19, o Pastor Adelário Müller estará conosco proferindo palestras sob o tema do amor e da fidelidade de Deus para com a Igreja. As palestras acontecerão sempre a partir das 20 horas. No domingo, dia 19 de outubro às 9 horas acontecerá o culto festivo. Participe! Venha celebrar conosco e experimentar a graça restauradora do nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário: