segunda-feira, 18 de maio de 2009

Oração - O Segredo de Abrir o coração

Dica de Leitura

Oração - O Segredo de Abrir o coração
Autor: O. Hallesby

Trata-se de um clássico moderno da literatura cristã mundial que tem auxiliado milhares de pessoas a encontrar a essência da oração.
Nossas orações são sempre o resultado do bater de Jesus à porta do nosso coração. O Senhor bate a fim de nos mover a abrirmos a porta e aceitar a dádiva que já destinou para nós. Esta obra apresenta orientações simples para o benefício daqueles que se sentem fracos na oração.
Com essa leitura o leitor descobre quão pleno de graça é o propósito a que se destinou a oração: glorificar o nome de Deus nas necessidades que nos cercam por permitir que Ele exerça seu poder.
Este clássico moderno da literatura cristã mundial tem auxiliado milhares de pessoas a encontrar a essência da oração. A Edição em português traz um GUIA DE ESTUDOS que permite aprofundar e reagir ao conteúdo.
Em tempos quando a oração está cada vez mais fora de moda ou está desvirtuado no seu propósito, vale a pena ler algo singelo e fiel aos ensinamentos bíblicos.
O Autor:
Ole Hallesby (1879-1961) foi um dos líderes cristãos da Noruega. Autor consagrado, durante a II Guerra Mundial foi preso por sua resitência ao Nazismo. Trabalhou como professor de seminário em Oslo até o fim de sua vida.

sábado, 9 de maio de 2009

O MENINO E O IMPERADOR

Conta-se que um menino estava sentado junto ao portão que dava acesso à propriedade de seu pai, quando Napoleão se aproximou com seus homens e queria cruzar aquela propriedade, porém, o menino o impedia.
Zangado, o Imperador gritou com ele:
“Menino, eu sou Napoleão Bonaparte, o Imperador. Abra este portão!”.
Muito educado, o menino tirou o chapéu, e perguntou? “O senhor vai querer que eu desobedeça meu pai? Este portão está fechado, aqui ninguém passa, conforme meu pai determinou!”.
Napoleão virou-se para seus generais e disse: “Dêem-me mil homens como este, e conquistarei o mundo todo”, e foi-se por outro caminho.
Sem dúvida uma das maiores crises na vida de um cristão é a obediência. Sabemos o que é bom e o que deveríamos, por isso, perseguir. Sabemos o que é certo e o que deveríamos, por isso, praticar. No entanto, somos capazes de ler a Bíblia, ouvir mensagens cristãs e participar dos programas da igreja por anos a fio sem que vejamos grandes transformações ocorrerem em nossas vidas. Tampouco vemos o impacto que aqueles que se confessam cristãos poderiam causar na sociedade se vivessem pelo menos o mínimo daquilo que Cristo ensinou. Por um lado as estatísticas mostram que o número de evangélicos só cresce no Brasil. Por outro lado crescem junto todo tipo de violência, imoralidade e corrupção no país. Dentre os ensinamentos cristãos vemos que Jesus disse que os discípulos (a igreja) são sal e luz no mundo. Será que sabemos realmente o que isso significa?
Não há como a igreja fazer diferença efetiva na sociedade (mundo) sem compreender qual é a vontade de Deus para as diferentes esferas da vida humana. Não é suficiente sabermos o que é bom e certo. É necessário coragem para viver como discípulo de Jesus Cristo. Você já parou para pensar qual é a vontade de Deus para a família? Para o seu casamento? Para os seus negócios? Para amaneira como você se relaciona com seus colegas, amigos e vizinhos? Qual é a vontade de Deus para a profissão que você segue ou pretende seguir?
Somente um íntimo relacionamento com Deus baseado na confiança é que poderá nos dar a segurança para agir em obediência. Não importa, assim, quem ou o que queira nos demover do propósito, ficaremos firmes: Não posso desobedecer meu Pai!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Extensão em Teologia










As comunidades evangélicas de confissão luterana de Pelotas e região, em parceria com a Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba – FATEV estão oferecendo um Curso de Extensão em Teologia que acontece na cidade de Pelotas. O desafio é estudar a Bíblia e integrar uma turma que não quer se acomodar diante da massificação e banalização religiosa dos nossos dias.

O módulo que inaugurou esta primeira edição do Curso na cidade foi ministrado pelo psicólogo Vilnei Varzin que trabalhou a integração da turma com exercícios e dicas sobre oratória, dicção, falar em público e muito mais. O segundo módulo aconteceu no mês de abril com o Pastor Martim Weingaertner de Curitiba e o tema foi Bases da Fé Cristã – A Cristologia da Reforma. Os alunos tiveram uma introdução a história da Reforma Protestante e às descobertas de Martim Lutero que foram fundamentais para uma nova compreensão da relação do ser humano com Deus. O próximo módulo será Teoria e Prática da Evangelização e do Discipulado e acontecerá nos dias 16 e 17 de maio com o Pastor Sérgio Schaefer.

O Curso de Extensão em Teologia tem o objetivo de capacitar lideranças cristãs para o serviço do Reino de Deus a partir das igrejas locais. O curso iniciou no mês de março e já aconteceram dois módulos. São 49 pessoas inscritas provenientes de Pelotas, Morro Redondo, Arroio do Padre, Cristal, Canguçu e Camaquã. A paróquia São João conta com 24 alunos inscritos no curso.


terça-feira, 5 de maio de 2009

FÓRUM VIDA

A Juventude Evangélica Pelotas Centro (JEPEC) convida todos os jovens a participarem do Fórum Vida, ciclo de palestras que se realizará dos dias 16 de maio a 20 de junho, conforme programação abaixo, na comunidade São João, em Pelotas.
O evento foi idealizado pensando em reunir jovens em torno da palavra de Deus através de palestras sobre temas extremamente relevantes na vida de todo ser humano, sobretudo para aqueles que estão em fase de descobertas, projetos, sonhos e uma boa dose de expectativas incertas, como é o caso da juventude.
Como encarar o compromisso com Deus e com o próximo em um mundo tão transitório? O que a Bíblia tem a nos dizer sobre nossa vida sexual? Será que Deus se importa com o sofrimento do mundo?
Esses e outros temas serão ricamente trabalhados. Não deixe de comparecer! Convide seus amigos, todos são bem vindos!


PROGRAMAÇÃO

16 de maio (sábado), 20 horas: A ditadura do Tempo

23 de maio (sábado), 10 horas: Escolha profissional e propósito de vida
O dia 23 de maio é com programação especial Após a palestra teremos um almoço de confraternização no salão da comunidade. A organização do almoço será por conta da comissão da Noite Jovem e o valor arrecadado será destinado ao evento.

30 de maio (sábado), 20horas: Deus e o sofrimento no mundo

06 de junho (sábado), 20horas: Pais e Filhos

13 de junho (sábado), 20 horas: Relacionamentos e compromisso

20 de junho (sábado), 20 horas: Sexualidade